Calango: Tropidurus torquatus

Tropidurus torquatus (Wied, 1820)
Família: Tropiduridae

Habitat                                   Atividade                    Risco de Extinção (nacional)

saxícola                                   diurna                                                LC

 

Distribuição:

Tropidurus torquatus ocorre no Paraguai e Brasil, em ambientes de Cerrado e Mata Atlântica. No Brasil, é encontrados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e no Distrito Federal.

 

História natural:

Espécie relativamente abundante. Ocupa diferentes tipos de ambientes incluindo áreas abertas, campos rochosos, restingas, áreas antropizadas e urbanas. Generalista, alimenta-se de uma ampla gama de itens, variando de acordo com a área em que é encontrado. Reproduz durante a estação seca até metade da estação chuvosa, com ninhada de 1-3 ovos. Machos possuem cabeça maior que fêmeas e manchas na face ventral das coxas e na aba pré-cloacal.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

T. torquatus  faz parte do tradicional grupo T. torquatus, onde a diferenciação entre as espécies ocorre principalmente pela presença/ausência e número de bolsas de ácaro. Não apresenta uma linha de escamas vertebrais diferenciando-se das espécies do grupo T. spinulosus (T. guarani e T. callathelys presentes no Cerrado).  Difere-se de T. hispidus por apresentar mais de 90 escamas no meio do corpo e das espécies do grupo T. semitaeniatus por apresentar escamas dorsais quilhadas.