Links úteis

Há diversas sites, blogs e publicações que trazem informações importantes a respeito do Cerrado. Confira algum deles:

 

Programa Cerrado Sustentável

       Em novembro de 2005, o Ministério do Meio Ambiente instituiu o Grupo de Trabalho do Bioma Cerrado (GT Cerrado) com o propósito de elaborar uma proposta para conservação e manejo sustentável do bioma, bem como a valorização e o reconhecimento de suas populações locais, buscando condições para reverter os impactos sócio-ambientais negativos no bioma Cerrado.

Link: Download do Programa Cerrado Sustentável (pdf)

 

O Eco

  O Eco, um dos sites mais conhecidos e importantes de divulgação científica, é composto por uma rede de jornalistas e especialistas que se interessam pela conservação do meio ambiente. Com reportagens, colunas e blog de notícias divulgam notícias ligadas a políticas públicas, unidades de conservação e informações sobre a fauna e flora brasileira.

 

WikiParques

Site colaborativo, onde qualquer pessoa pode compartilhar informações e fotografias sobre os Parques Nacionais e áreas protegidas do Brasil. Há um fórum interativo para debater sobre a conservação dos parques e incentivar a preservação. Não deixe de conferir!

 

Instituto Sociedade, População e Natureza

       O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) é um centro de pesquisa e documentação independente, sem fins lucrativos, sediado em Brasília que tem como objetio a contribuição para a viabilização do desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental. Possui alguns livros e publicações relevantes para o bioma, que podem ser acessados aqui.

 

PMDBBS Cerrado

       Com o objetivo de dotar o governo federal de capacidade de monitoramento da cobertura florestal do Brasil visando a proteção dos biomas brasileiros, foi criado o Projeto de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite (PMDBBS). Para o Cerrado, disponibiliza dados de áreas desmatadas e corpos de água desde o ano de 2002, com imagens de satélites, dados vetoriais e documentos relacionados. Acesse aqui.

 

 Embrapa Cerrado

       A Embrapa Cerrado é uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento para um manejo sustentável da agricultura no Cerrado. Disponibiliza um grande acervo de publicações, pesquisa e projetos sobre principalmente sobre os cultivares do Cerrado. Encontre mais informações aqui.

   

WWF

        O World Wide Fund for Nature (WWF)  é uma organização não governamental que atua em mais de 150 países  e combate a degradação do meio ambiente e busca a preservação de diversas espécies que se encontram ameaçadas, através de projetos e iniciativas de conservação ao redor do mundo. Com a criação do Programa Cerrado-Pantanal apóiam a recuperção do Cerrado, estimulando a criação de unidades de conservação e políticas públicas que envolvam a sociedade nas ações ambientais. Confira algumas publicações relativas a este projeto aqui.

 

Observatórios de UCs

        O Observatório é uma iniciativa do WWF que visa reunir informações sobre as unidades de conservação do Brasil, visando o monitoramento e avaliação destas unidades para melhoria desta gestão. Apenas compreendendo o que já está sendo conservado podemos tomar medidas eficazes para expandir o número de áreas protegidas que valorizem espécies da fauna e flora que ainda não estão sendo protegidas. É possível selecionar a unidade de conservação através da categoria de manejo, estado e qual esfera (Municipal, Estadual ou Federal) gerencia. Conheça a iniciativa aqui.

 

 Conservação Internacional

       A organização não governamental Conservação Internacional (CI) seleciona áreas com alto grau de ameaça e riqueza significativa da biodiversidade para investir em estratégias conservacionistas, principalmente através de Corredores da Biodiversidade. Para ler um pouco mais sobre os projetos ligados a esta ONG e iniciativas adotadas no Cerrado, clique aqui.

 

Vídeos interessantes

            No site do youtube é possível encontrar muitos vídeos com um conteúdo interessante e didático a respeito do Cerrado e suas fitofisionomias. O canal do WWF dispõe um vídeo Você conhece o Cerrado? com diversas informações do bioma. O Jardim Botânico de Edimburgo (em inglês Royal Botanic Garden Edinburgh) traz informações importantes sobre a Mata Seca em um contexto geral (se quiser saber sobre a Mata Seca no contexto do Cerrado clique aqui), com um vídeo incrível sobre o tema.

 

Conhece algum link legal que não consta nesta copilação? Mande um e-mail pra gente!