Limites

Quando estamos viajando de carro podemos perceber algumas mudanças na paisagem que avistamos. Por exemplo, podemos perceber que em alguns locais há uma grande variedade de árvores enquanto em outros há uma extensa área aberta, com árvores escassas e várias pedras. Mas, mapear um domínio como o Cerrado é complicado devido a seu tamanho e as dinâmicas espaciais e temporais no uso da terra. Como então conseguimos delimitar quando passamos de bioma para o outro? Porque isto é importante?

Dentro de um mesmo bioma temos uma grande variedade de ambientes. Mesmo entre um bioma e outro não há uma mudança brusca, mas sim um gradiente de vegetação, em que, por exemplo, as árvores vão diminuindo aos poucos. Chamamos de área de transição ou ecótono a região de contato entre dois biomas.

Ecótono é uma região de transição entre ambientes diferentes, onde são encontrados características e elementos da flora e fauna pertencentes aos dois ecossistemas em contato.

Por ser mais fácil de mensurar que as espécies de animais, usualmente utilizamos a vegetação para distinguir o que é um ou outro bioma. Assim,  políticas e iniciativas de conservação devem ser estabelecidas a nível de bioma. Por isto, sua delimitação é tão importante.

Ok, mas qual é o limite??

Existem diversas delimitações conhecidas e amplamente utilizadas para o Cerrado. A escolha de qual delimitação usar depende do trabalho que está se desenvolvendo. De uma maneira geral, o Cerrado encobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos porções no Amapá, Roraima e Amazonas. As três maiores bacias hidrográficas do continente encontram suas nascentes nesta área (Bacias Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que favorece a sua biodiversidade.

table estados cerrado

A delimitação adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é importante quando queremos pensar em medidas públicas para conservação, ou seja, quando o governo precisa decidir que áreas conservar ou investir. Mesmo dentro do IBGE a delimitação foi alterada a medida que pesquisas revelaram novos dados para melhorar a estimativa dos limites de cada bioma, como pode ser observado abaixo, no mapa de 1993 e 2004.

A delimitação do órgão não governamental WWF (World Wildlife Fund For Nature), uma organização mundial, inclui nos limites do Cerrado outros países (Bolívia e Paraguai), visto que não está interessada em limites federais para medidas de conservação e diferencia este domínio das outras regiões de savanas presentes na América do Sul.

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider