Calango: Tropidurus hispidus

Tropidurus hispidus (Spix, 1825)
Família: Tropiduridae

Habitat                                   Atividade                    Risco de Extinção (nacional)

saxícola                                   diurna                                                LC

 

Distribuição:

Tropidurus hispidus possui ampla distribuição na porção norte da América do Sul, presente na Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Colômbia, Venezuela e no Brasil nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

 

História natural:

Espécie abundante nas regiões em que ocorre. Está presente na Caatinga e litoral do nordeste do Brasil, estendendo-se à Serra do Espinhaço e parte do Cerrado e em enclaves de áreas abertas na Amazônia. Encontrado ativo nas horas mais quentes do dia, em ambientes sombreados ou áreas com o sol filtrado. Alimenta-se preferencialmente de formigas, com consumo eventual de larvas de insetos. Se reproduz da metade da estação seca até o início da estação chuvosa.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

T. hispidus não apresenta uma linha de escamas vertebrais diferenciando-se das espécies do grupo T. spinulosus (T. guarani e T. callathelys presentes no Cerrado).  Difere-se dos grupos T. semitaeniatus e T. torquatus por apresentar menos de 90 escamas no meio do dorso.