Calango Tropidurus etheridgei

Tropidurus etheridgei Cei, 1982
Família: Tropiduridae
 

Habitat                                   Atividade                    Risco de Extinção (nacional)

terrícola                                  diurna                                                LC

 

Distribuição:

Tropidurus etheridgei ocorre na Argentina, Bolívia, Paraguai e no Brasil no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Bahia em hábitats secos do Chaco, Cerrado e Pantanal.

 

História natural:

Têm preferência por ambientes rochosos em hábitats secos. Trata-se de espécie de fácil encontro e abundância. Generalista, sua dieta é composta principalmente de insetos, formigas e aranhas. Sua reprodução é sazonal, onde as fêmeas realizam a ovoposição no início da época chuvosa. Machos são maiores que fêmeas e apresentam diferenças na coloração.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

T. etheridgei  faz parte do tradicional grupo T. torquatus, onde a diferenciação entre as espécies ocorre principalmente pela presença/ausência e número de bolsas de ácaro. Não apresenta uma linha de escamas vertebrais diferenciando-se das espécies do grupo T. spinulosus (T. guarani e T. callathelys presentes no Cerrado).  Difere-se de T. hispidus por apresentar mais de 90 escamas no meio do corpo e das espécies do grupo T. semitaeniatus por apresentar escamas dorsais quilhadas.