Calango-da-Mata: Kentropyx calcarata

Kentropyx calcarata Spix, 1825
Família: Teiidae

 

Habitat                                          Atividade                              Risco de Extinção (nacional)

terrícola                                        diurna                                                             LC

 

Distribuição:

Kentropyx calcarata ocorre no Brasil, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela. No Brasil, ocorre de maneira disjunta na Floresta Amazônica (estados de Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins) e Mata Atlântica (nos estados de Alagoas, Bahia, Espirito Santos, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Ceará). Está presente em ambientes florestais na borda do bioma Cerrado.

 

História natural:

Espécie relativamente comum nas áreas em que ocorre. Habita áreas florestais úmidas. Encontrado em florestas primárias, secundárias e capoeiras na Amazônia e em áreas de restinga na Mata Atlântica. Sua dieta é generalista, alimentando-se tanto de invertebrados quanto vertebrados, principalmente de gafanhotos e aranhas.  Sua ninhada média é de seis ovos. Atinge tamanho corporal máximo de aproximadamente 110 mm.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

Todas as espécies pertencentes ao gênero Kentropyx apresentam escamas ventrais quilhadas. K. calcarata apresenta duas ou menos linhas laterais,  o que a distingue das outras espécies do gênero conhecidas do Cerrado. Apresenta coloração marrom, com uma faixa evidente no dorso, esverdeada nos machos e esbranquiçada nas fêmeas. Machos possuem esporão próximo a cloaca.