Lagartinho-do-folhiço: Acratosaura mentalis

Acratosaura mentalis (Amaral, 1933)
Família: Gymnophthalmidae

 

Habitat                                        Atividade                           Risco de Extinção (nacional)

semi-fossorial                            diurna                                                            LC

 

Distribuição:

Acratosaura mentalis ocorre em áreas de Caatinga e Mata Atlântica e enclaves de Cerrado, com ampla distribuição na Serra do Espinhaço. Encontada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

 

História natural:

Espécie relacionada a faces típicas de Cerrado, Campos Rupestres, Caatinga, Brejo de Altitude e Mata Atlântica estacionária, sendo encontrada principalmente em locais com enclaves destes tipos de vegetação. São necessários novos estudos sobre ecologia e história natural da espécie.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

Acratosaura difere-se de Colobosaura, Alexandresaurus e Iphisa por apresentar três pares de placas no queixo (os outros gêneros apresentam dois pares). Ocorre em simpatria nos campos rupestres de altitude na Serra do Espinhaço com a espécie congenérica, Acratosaura spinosa, sendo muito semelhantes. A. mentalis apresenta escamas dorsais pequenas e levemente quilhadas, enquanto A. spinosa apresenta escamas dorsais grandes e bem quilhadas. Além disso, A. mentalis apresenta coloração oliva, com linha amarela no meio do dorso enquanto A. spinosa possui coloração marron-escura com uma série regular de ocelos amarelos no dorso.