Conservação da Herpetofauna do Cerrado

Contrariando estudos pioneiros, estudos recentes descrevem as comunidades da herpetofauna (anfíbios e répteis) do Cerrado como diferenciadas e ricas em espécies. Algumas destas espécies são muito dependentes de hábitats específicos, como veredas, rochedos calcários ou matas de galeria. Além disto, frequentemente são encontradas espécies novas e endêmicas do Cerrado (que ocorrem exclusivamente neste bioma). A aplicação das técnicas mais avançadas para obter e analisar informações sobre a Herpetofauna revela uma diversidade de espécies e processos encantadores.

Para isto, é necessário o estudo da caracterização, diversificação e conservação da Herpetofauna neste bioma.

Este é apenas um dos oito projetos envolvidos na Rede de Pesquisa Biota do Cerrado- uma rede de pesquisa desenvolvida por professores, alunos e pesquisadores em diversas universidades que atuam no Cerrado. Coordenado pelo pesquisador  Dr. Guarino Rinaldi Colli da Universidade de Brasília, o objetivo da rede é gerar publicações tanto para o público especializado como a sociedade em geral e ampliar o conhecimento a respeito da biodiversidade do Cerrado.

Aqui no Museu Virtual do Cerrado temos um espaço dedicado a todos os projetos envolvidos na rede. Mas, para tornar a informação ainda mais acessível, geramos um vídeo sobre o projeto da Conservação da Herpetofauna do Cerrado. Assista, compartilhe e não deixe de comentar em nosso canal no youtube!