Calango: Tropidurus oreadicus

Tropidurus oreadicus Rodrigues, 1987
Família:Tropiduridae

Habitat                                   Atividade                    Risco de Extinção (nacional)

saxícola                                   diurna                                                LC

 

Distribuição:

Tropidurus oreadicus têm ampla distribuição no Cerrado e populações isoladas em enclaves de savana na Floresta Amazônica, nos estados de Amapá, Pará, Amazonas, Goiás, , Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

 

História natural:

Trata-se de espécie de fácil encontro e abundância, encontrados sob rochas nos horários mais quentes do dia. Sua dieta é composta de uma ampla gama de itens alimentares, desde artrópodes como formigas e besouros até pequenos vertebrados e material vegetal. Sua época reprodutiva ocorre durante a estação chuvosa. Machos são maiores que as fêmeas. Há registro de canibalismo na espécie e predaçãoo pela aranha Lycosa erytrognata.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

T. oreadicus faz parte do tradicional grupo T. torquatus, onde a diferenciação entre as espécies ocorre principalmente pela presença/ausência e número de bolsas de ácaro. Não apresenta uma linha de escamas vertebrais diferenciando-se das espécies do grupo T. spinulosus (T. guarani e T. callathelys presentes no Cerrado).  Difere-se de T. hispidus por apresentar mais de 90 escamas no meio do corpo e das espécies do grupo T. semitaeniatus por apresentar escamas dorsais quilhadas.