Calango: Tropidurus itambere

Tropidurus itambere Rodrigues, 1987
Família: Tropiduridae

Habitat                                   Atividade                    Risco de Extinção (nacional)

saxícola                                   diurna                                                LC

 

Distribuição:

Tropidurus itambere possui ampla distribuiçãoo no Cerrado, presente nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, São Paulo, Paraná e no Distrito Federal.

 

História natural:

Espécies de fácil encontro e abundâncoa, encontrada em ambientes de Cerrado, em afloramentos rochosos, campo sujo e cerrado típico, entre árvores, arbustos e rochas expostas. Encontrado ativo nas horas mais quentes do dia. Os dois sexos são territorialistas e agressivos, com relatos de disputa de machos pela fêmea. Sua reprodução é sazonal, com ovoposição durante a época da chuva. Alimenta-se essencialmente de formigas e cupins, com registros ocasionais de vegetais, aranhas, besouros e larvas de insetos. Como mecanismo de defesa contra ataques de predadores pode fingir de morto ou se enterrar. Atinge comprimento médio do corpo de 71,8 mm.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

T. itambere  faz parte do tradicional grupo T. torquatus, onde a diferenciação entre as espécies ocorre principalmente pela presença/ausência e número de bolsas de ácaro. Não apresenta uma linha de escamas vertebrais diferenciando-se das espécies do grupo T. spinulosus (T. guarani e T. callathelys presentes no Cerrado).  Difere-se de T. hispidus por apresentar mais de 90 escamas no meio do corpo e das espécies do grupo T. semitaeniatus por apresentar escamas dorsais quilhadas.