Teiú: Salvator merianae

Salvator merianae Duméril & Bibron, 1839
Família: Teiidae

 

Habitat                                        Atividade                           Risco de Extinção (nacional)

terrícola                                       diurna                                                          LC

 

Distribuição:

Salvator merianae ocorre no Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. No Brasil possui ampla distribuição, ocorrendo em ambientes abertos e florestados de todos os estados exceto Amapá, Roraima e Acre. Há registros de introdução da espécie no arquipélago de Fernando de Noronha e no estado da Florida nos Estados Unidos.

 

História natural:

Ocorre em uma ampla gama de ambientes, sendo comum em ambientes alterados. Sua dieta é generalista, alimentando-se de plantas à vertebrados, ovos e material em decomposição. As fêmeas nidificam na mata e depositam em torno de 30 ovos em serapilheira. Filhotes nascem entre os meses de janeiro e março. Atinge cerca de 450mm de comprimento do corpo.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

Espécie facilmente confundida com suas espécies tradicionalmente cogenéricas, pois são morfologicamente muito semelhantes. Possui duas escamas loreais. Apresenta coloração preto e branca (com variação ontogenética), semelhante a T. teguixin, espécie que pode ser encontrada em mesmas localidades mas que possui apenas uma escama loreal.