Calango-liso: Notomabuya frenata

Notomabuya frenata (Cope, 1862)
Família: Mabuyidae
 

Habitat                                         Atividade                             Risco de Extinção (nacional)

terrícola                                        diurna                                                         LC

 

Distribuição:

Espécie amplamente distribuída na América do Sul, presente em ambientes de Cerrado, Chaco, Mata Atlântica, Pampa e enclaves savânicos na Floresta Amazônica na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil. Ocorre no Distrito Federal, na região Centro-Oeste e Sudeste e nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Tocantins e Pará.

 

História natural:

Notomabuya frenata é encontrada associada a ambientes florestados, onde no Cerrado está presente em locais com cobertura arbórea e raramente em ambientes savânicos. Pode ser encontrada em ambientes alterados. Oportunista e generalista, sua dieta é composta de cupins, formigas e ortópteros. Há relatos de canibalismo na espécie.  Fêmeas são maiores que machos, chegando a 74 mm de comprimento do corpo. Espécie vivípara, com período de recrutamento no final da estação seca.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

Única espécie do seu gênero. Apresenta como características uma escama frontoparietal, com a presença de uma linha de escamas nucais. Ao contrário de espécies próximas, não apresenta uma linha escura dorsolateral e no meio do dorso e possui as palmas e as solas das patas claras.