Lagartinho-de-chão: Cercosaura schreibersii

Cercosaura schreibersii Wiegmann, 1834
Família: Gymnophthalmidae

 

Habitat                                   Atividade                    Risco de Extinção (nacional)

terrícola                                  diurna                                                LC

 

Distribuição:

Cercosaura schreibersii possui registros no Uruguai, Argentina e Brasil. Está presente em áreas abertas e florestais nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.

 

História natural:

Espécie encontrada em matas secas, cerradão e cerrado denso em meio a serapilheira, ausente de ambientes de campo cerrado e campos sujos. É pouco conhecido, sendo necessários mais estudos de ecologia e história natural. Sua dieta é composta de artrópodes. Ovípara, produz dois ovos por ninhada.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

Difere-se de Placosoma por apresentar poros anais e pré anais distintos (em Placosoma encontram-se em uma sequência contínua). Apresenta escamas laterais de tamanho semelhante as escamas dorsais (em  C. ocellata as escamas laterais são distintamente reduzidas) e ausência de linha branca lateral (presente em C. parkeri). Existem duas sub-espécies. Entretanto, alguns autores sugerem que os caracteres de coloração, morfologia e folidose não são suficientes  para segregar estas espécies, sendo necessários mais estudos.